ArtigosOtimização de custos com Gestão de Ativos de TI

Sabemos que a redução de custos é uma meta importante para o seu negócio. Neste texto mostramos que é possível diminuir os custos e otimizar investimentos de sua empresa através da Gestão de Ativos de TI. Aproveite a leitura!

 

O que é a Gestão de Ativos de TI?

 

A Gestão dos ativos de TI, ou ITAM – IT Asset Management, é realizado através de ferramentas e processos que gerenciam toda a jornada dos ativos (computadores, notebooks, servidores físicos e virtuais, devices, software, licenças, contratos, notas fiscais, garantias, entre outros) desde sua aquisiçãoe entrada na Companhia, sua vida útil, utilização, até o seu descarte.

 

O gerenciamento dos ativos de TI permite elaborar os orçamentos de forma assertiva e detalhada com base em informações, além de mapear e identificar

ativos que não atendem os requisitos de conformidade e segurança das empresas.

 

Portanto, a Gestão dos ativos de TI é uma disciplina que envolve e beneficia diversas áreas das Companhias: TI, compliance, segurança da informação, RH, compras e operações.

 

Conheça alguns dos benefícios para as Companhias que adotam a Gestão dos Ativos de TI:

 

Auditoria e conformidade

É importante manter os controles da infraestrutura de TI, hardware e software em conformidade e todos os indicadores documentados, sempre prontos para auditorias internas ou externas. Isto reduz riscos e elimina multas por não conformidade.

 

O gerenciamento eficaz de sua infraestrutura de tecnologia pode não apenas melhorar suas respostas e negociações com fornecedores em momentos de auditoria, mas garantir uma conformidade contínua.

 

As auditorias de software realizadas pelos fabricantes tendem a aumentar devido ao maior controle e visibilidade dos fabricantes junto aos clientes. As auditorias internas, da mesma forma, exigem controles eficientes e respostas periódicas sobre o ambiente de tecnologia, processos de gestão, conformidade com relação a aquisições e renovações de contratos com fornecedores, dados fiscais, acessos e utilização dos recursos tecnológicos.

 

As informações sobre os ativos de TI gerenciados de forma ativa, contínua e através de um ponto de contato centralizado é fundamental para se ter a informação precisa, de forma otimizada, consumindo o mínimo de recursos e tempo possível.

 

Otimização da operação de TI

 

A gestão dos ativos de TI aumenta a capacidade de entrega de sua operação com automações e disponibilidade de informações em tempo real para atendimento aos usuários e tomada de decisões importantes para seu negócio, com foco na performance e produtividade.

 

As áreas de TI tem a tarefa de fazer mais com menos, pressionados para atender as metas e os acordos de nível de serviço, ao mesmo tempo em que devem manter um controle rígido sobre recursos e custos. Processos de instalação e desinstalação de software, diagnóstico de lentidão ou problemas de performance e gerenciamento de computadores muitas vezes são realizados através de processos manuais e demorados, desviando os recursos-chave de sua empresa das atividades de maior valor agregado.

 

A gestão de ativos de TI tornou- se uma disciplina indispensável dentro do negócio. A visibilidade e automação de processos e tarefas tornam a operação de TI mais ágil e eficiente, melhorando os resultados do seu negócio, com disponibilidade e aumento do grau de satisfação dos usuários e clientes.

 

Jornada de digitalização de ambientes

 

O mapeamento dos seus ativos e os recursos de TI geram maior taxa de sucesso na digitalização de plataformas e infraestrutura, dimensionando corretamente os recursos e os investimentos.

 

A jornada de digitalização permite que as organizações se movam rapidamente à inovação, de forma escalável, com otimização do investimento e alta capacidade de gerenciamento, desde que seja realizada de maneira adequada.

 

Sem visibilidade, gerenciamento, governança e uma estratégia bem desenhada, as organizações podem enfrentar obstáculos que impactam os resultados destas iniciativas.

 

Otimização de custos e investimentos

 

A gestão dos ativos de TI permite aplicar corretamente os investimentos mapeando os ativos de TI e os recursos envolvidos, aperfeiçoando o orçamento, simplificando a gestão e reduzindo gastos com hardware e software.

 

Os negócios estão cada vez mais digitais e as áreas de tecnologia tem ocupado um papel de destaque e relevância dentro das Companhias, tomando a frente na inovação, melhorando processos e executando o controle e otimização de investimentos.

 

A gestão dos ativos de TI é fundamental para apoiar as estratégias definidas pelo negócio. De acordo com o Gartner, no primeiro ano de implementação de uma solução de gestão de ativos as Companhias reduzem 30% do custo em contratações de hardware e software.

 

Visibilidade e gestão de ti

 

O ambiente de tecnologia é vivo e dinâmico com mudanças constantes. À medida que o cenário digital muda, os gestores TI enfrentam o desafio para acompanhar esta evolução. Não é possível gerenciar adequadamente um ambiente sem visibilidade e métricas. Para muitas organizações, as renovações de licenças de software são traumatizantes pois há pouco tempo para preparação e muita dificuldade para se buscar, coletar e consolidar dados. Para diminuir esta complexa jornada, as compras geralmente são realizadas seguindo as mesmas quantidades de licenças ou assinaturas do período anterior.

 

Portanto, é fundamental para seu negócio ter a visibilidade completa do ambiente computacional com um inventário vivo, funcional e em tempo real. Desta forma criam-se condições para gastar menos tempo na busca de dados e mais tempo na parte estratégica, otimizando contratos, reduzindo custos.

 

Dados do Gartner apontam que 30% das empresas não sabem os ativos que possuem, onde eles estão localizados e quem os utiliza, e 70% das organizações tem uma defasagem de 30% entre o inventário real e o inventário que imaginam ter.

 

Você conhece os 5 principais ganhos para as Companhias que gerenciam corretamente os ativos de TI ?

 

Clique na imagem e baixe gratuitamente o e-book:

e-book: Redução de custos, otimização da operação, conformidade, digitalização e visibilidade: sua empresa mais eficiente com a Gestão dos Ativos de TI.

 

Peça uma demonstração das soluções da Automatos Almaden!