ArtigosSaiba como otimizar seus custos e investimentos em tecnologia

Nos últimos 20 anos acompanhamos uma mudança brusca na forma como lidamos com o mundo. Essa transformação é baseada, em grande parte, pelos avanços tecnológicos. Houve uma revolução também no mundo corporativo. Smartphones, tablets, conexões de internet ultra rápidas e IoT devices são apenas alguns exemplos de ferramentas que nos tornaram mais produtivos e nos permitiram quebrar metas mais rapidamente. Não é por acaso que os negócios estão cada vez mais digitais e as áreas de tecnologia têm ocupado um papel de destaque e relevância dentro das Companhias, tomando a frente na inovação, melhorando processos e executando o controle e otimização de investimentos.

 

Em um mundo competitivo, onde lidamos com crises econômicas de tempos em tempos, desenvolver estratégias para reduzir os custos da empresa e otimizar sua produtividade passa a ser um item ainda mais importante.

 

Temos aqui algumas dicas para otimizar os custos na infraestrutura de TI:

 

Otimização/automatização de processos

O primeiro passo para reduzir os custos é otimizar seus processos por meio da implementação de sistemas que automatizam atividades. Eles são capazes de realizar rapidamente e com maior eficácia tarefas manuais, repetitivas e rotineiras, liberando os colaboradores para funções de maior valor agregado, isto é, que realmente colaboram para os resultados da empresa. A otimização deve ser feita também na área de TI utilizando sistemas completos e integrados, como por exemplo uma solução de gestão de ativos de TI. Este processo facilitará o gerenciamento de estações, smartphones, servidores e outros dispositivos por meio de um único painel.

 

Melhoria na infraestrutura

A gestão de TI colabora para a companhia ter processos internos ágeis. Afinal, com sistemas e equipamentos bem configurados dá para tornar mais eficiente o cotidiano de atividades dos profissionais. Além disso, uma infraestrutura de rede eficaz consegue reduzir as possibilidades de processos de comunicação serem interrompidos por falhas e ainda evita problemas de desempenho. Logo, com menos ineficiências operacionais, os custos provocados com reparos e retrabalhos são diminuídos ou até eliminados.

 

Suporte para integração de sistemas

A TI pode estudar formas de integrar todos os sistemas da empresa, unificando-os em apenas uma aplicação ou em poucas soluções. Com isso, os processos se tornam mais fluidos, os ruídos na comunicação e nas trocas de informações são reduzidos e ainda há maior controle dos fluxos de trabalho.

 

Customização de processos

Muitos softwares chegam já configurados e às vezes não se adaptam às rotinas da empresa. Algumas vezes, são os processos organizacionais que acabam sendo alterados para se alinhar aos programas adotados. Só que isso pode gerar custos extras e dificuldade de operacionalização.
No entanto, uma TI eficiente é capaz de buscar meios de customizar os processos desses sistemas conforme as necessidades e exigências da empresa. Isso elimina os custos com as remodelações completas de atividades que seriam necessárias.

 

Aplicar corretamente os investimentos

Outra grande questão para diminuir custos é como aplicar corretamente os seus investimentos em meio a tantas alternativas que são apresentadas. Para isso é preciso dirigi-los corretamente mapeando os ativos de TI e os recursos envolvidos. Simplificando a gestão e os processos, reduzindo gastos com hardware e software. Como resultado, você terá um aperfeiçoamento de orçamento.
Não podemos esquecer que a gestão dos ativos de TI é fundamental para apoiar as estratégias definidas pelo negócio. De acordo com o Gartner, no primeiro ano de implementação de uma solução de gestão de ativos as Companhias reduzem 30% do custo em contratações de hardware e software.

 

A otimização de custos e investimentos em infraestrutura de TI gerada pela solução de gestão de ativos de TI da Automatos apresenta seus ganhos para o negócio com apoio em diversas frentes.

 

 

Conheça alguns dos benefícios da Solução de Gestão de Ativos de TI:

 

Precisão no Orçamento

Elaboração e execução de um orçamento estratégico, baseado em dados atualizados do ambiente computacional.

 

Eliminação de Desperdícios

Identificação e mapeamento da infraestrutura de TI para melhor aproveitamento dos recursos computacionais atuais da sua Companhia (hardware, software e licenças) eliminando desperdícios e gastos indevidos.

 

Realocação de recursos

Movimentação e realocação de recursos dentro do seu ambiente tecnológico otimizando o aproveitamento, evitando contratações ou aquisições desnecessárias.

 

Modelos Ideais de Contratação

Visibilidade para aquisição dos recursos computacionais de hardware e software mais adequados, corretamente dimensionados, considerando os perfis dos usuários, o momento ideal e o melhor modelo de contratação junto aos fornecedores.

 

Poder em Negociações

Aumento do poder de barganha junto aos fornecedores por saber o que realmente será adquirido, de forma antecipada, sem a necessidade de negociar sob pressão.

 

 

O que você está esperando? Venha fazer mais com a Automatos!
Entre em contato com nossa equipe de Especialistas.