ArtigosAuditoria e conformidade

Os processos empresariais foram impactados de forma significativa pela tecnologia da informação. Para ter um diferencial competitivo, as empresas precisam utilizar dispositivos móveis, computação em nuvem e outras evoluções tecnológicas. Dessa forma, o tradicional perímetro de riscos de TI foi ampliado, o que aumenta a preocupação com a segurança da informação e privacidade.  Fique alerta, adote novas medidas para se proteger, invista em novos controles, e cumpra todas as exigências regulatórias. Aqui iremos apontar os benefícios da solução em Auditoria e Conformidade para os processos da sua organização.

 

Qual a importância de uma solução de Auditoria e Conformidade?

 

A Auditoria de TI justifica-se por diversos fatores, dentre os quais está o uso cada vez mais intenso e amplo da TI nas corporações, o que leva a uma dependência crescente, que chega a tornar imprescindível dispor de recursos de TI para a condução dos negócios. Além disso, a informação é um recurso estratégico, que exige cuidados especiais nos procedimentos de aquisição, de manipulação e de armazenamento. Outro ponto que exige atenção é o incremento da interconectividade, que induz maior vulnerabilidade a ameaças externas.  Do ponto de vista organizacional, observa-se um número cada vez maior de sistemas informatizados, cuja complexidade e interconectividade exigem um nível de esforço crescente no seu desenvolvimento e operação. Isso também se reflete na maneira como as empresas conduzem seus negócios, ocasionando mudanças organizacionais e estratégicas. A dependência dos sistemas informatizados também faz com que eventuais erros sejam potencializados, podendo ocasionar danos de grandes proporções. Nesse contexto, torna-se necessária a incorporação de mecanismos de controle cada vez mais poderosos, ou seja, a aplicação de uma Auditoria de Conformidade ou operacional é fundamental para o bom funcionamento das organizações.

 

  Quais os benefícios da solução de Auditoria e Conformidade na TI?

 

Com a solução de Auditoria e Conformidade, você manterá os controles da infraestrutura de TI, hardware e software em conformidade e todos os indicadores documentados, sempre prontos para auditorias internas ou externas. O que reduz riscos e elimina multas por não conformidade. O gerenciamento eficaz de sua infraestrutura de tecnologia pode não apenas melhorar suas respostas e negociações com fornecedores em momentos de auditoria, mas garantir uma conformidade contínua. 70% das Companhias relatam ter uma ou mais auditorias de software por ano. E essa porcentagem tende a aumentar devido ao maior controle e visibilidade dos fabricantes de hardware e software junto aos clientes. As auditorias internas, da mesma forma, exigem controles eficientes e respostas periódicas sobre o ambiente de tecnologia, processos de gestão, conformidade com relação a aquisições e renovações de contratos com fornecedores, dados fiscais, acessos e utilização dos recursos tecnológicos. As informações sobre os ativos de TI gerenciados de forma ativa, contínua e através de um ponto de contato centralizado é fundamental para se ter a informação precisa, de forma otimizada, consumindo o mínimo de recursos e tempo possível.

 

Conheça outros benefícios da solução de Auditoria e Conformidade:

 

Identificação de GAPS

Identificação prévia de gaps e pontos de não conformidade em hardwares e softwares (contratações, consumo, disponibilidade) antes das auditorias internas ou externas

 

Correção de desvios

Gerenciamento contínuo do licenciamento de software e controle detalhado das datas das garantias dos desktops, notebooks e ativos de datacenter, com realocação de recursos evitando desperdícios, custos não orçados ou investimentos mal aplicados.

 

Defesa de auditoria

Tomada de defesa de auditoria de forma ágil, com informações precisas, sempre atualizadas e em real time.

 

Eliminação de riscos

Eliminação de riscos na segurança, indisponibilidade, impacto por restrições, punições ou multas aplicadas por não conformidade junto aos fornecedores, órgãos regulatórios ou auditorias das áreas internas da Companhia.

 

Imagem da Companhia

Manutenção de uma boa reputação e imagem da Companhia perante o mercado pela conformidade com controles, políticas e normas. Com a Automatos, você está sempre em conformidade e pronto para a defesa de auditoria.

 

Pronto para fazer mais por sua empresa?  Entre em contato com nossa equipe de Especialistas!

 

SOBRE A AUTOMATOS:

 

●      Empresa Nacional, desenvolvedora de software de gestão de ativos de TI (ITAM)

●      Companhia assessorada pelo Gartner

●      Fundada em 2.000

●      Empresa de software pioneira no modelo SaaS – Cloud Service

●      + de 300 clientes ativos, presente nas maiores empresas do segmento financeiro, varejo, tecnologia e serviços

●      Empresa parceira dos maiores integradores globais de tecnologia

●      + de 1 Milhão de ativos gerenciados

●      Empresa GPTW – melhores empresas para se trabalhar 2019, 2020 e 2021